Osun!!
- Babá Carlos do Odé

- 7 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Cada um veste a armadura que mais lhe convém para as batalhas da vida. E Yá Oxum veste-se em ouro, para que o brilho de suas jóias ceguem todo aquele que passe por seu caminho de coração impuro.
Sem ela, não haveria vida nesse mundo, não haveria o Yawó no Africanismo, não haveria o senso de graça, dengo, malícia e nem a fertilidade. Sem Yá Oxum, o mundo seria um imenso descampado,
pois tudo que existe, tem vida.
Ela alimenta os seres vivos com a água que cura as mazelas, limpa, fornece a fauna e flora das águas doces. A flexibilidade, o desdobramento feminino em ser mãe, filha, esposa e, ao mesmo tempo, rainha de seu povo, trabalhadora, sem jamais esquecer de si, dos seus cuidados e interesses próprios.
É a astúcia fora do normal, a ambição, o querer agradar a quem se ama com muito empenho e sem medir o tamanho do trabalho. É a lealdade de suas convicções. Yá Oxum está presente nas dores femininas e realizações pessoais humanas.
Tudo que é belo lhe representa, tudo que foi meticulosamente planejado tem o seu axé.Yá Oxum é a obstinação do alcance de metas na vida, no sentimento de querer mais e melhor para si e para os seus; é o simples acolher daquele ser diferente, com o coração doce como o seu.
Ela olha por dentro, e é de dentro das rochas que surgem seu metal e pedras preciosas. Nada é tão simples quando se trata de Oxum, pois para atingir o belo, muito há de se caminhar e conhecer.
Sou uma Omo Òsún e coloco-a no pedestal da minha vida, como melhor amiga, confidente e mãe. Faço do meu corpo o local digno para recebê-la, pois ela é minha prioridade, é o meu amor e tudo que possuo veio através dela.
Que todo o axé de Oxum alcance os merecedores dele!
ÒSUN, ORE YE YE O!




Comentários