Ori – O Mais Poderoso Dos Orixas
- Babá Carlos do Odé

- 13 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
O Orixá Ori é o mais poderoso de todos os orixás, conta-se nessa lenda que um belo dia, Olodumare (Deus) convocou os Irunmolé para transmitir o Axé do destino a cada um deles.
Todos os Orixás queriam o Axé e foram procurar seus adivinhos para saber como fariam para obter esta força. Então foi recomendado que, ao levantar antes do sol nascer, cada um deveria oferecer um Obi e com dele jogar.
O único que conseguiu acordar antes do sol nascer foi Ori, e fez o que havia sido prescrito.
Ori Venceu Todos Orixás
Os outros Orixás (Exú, Ogum, Oxossi, Ossain, Obaluaê, Oxumarê, Iroko, Xangô, Oxum, Yansã, Logum Edé, Yewá, Nanã, Obá, Vungi, Oxalá e até o mais sábio Orumnilá), só conseguiram acordar depois que o sol havia nascido, e, Orí já se encontrava diante de Olorun (Deus) aprendendo a manipular o destino.
Os outros Orixas ficaram inconformados e foram procurar Eledunmare (Deus) este concordou em transmitir o mesmo Axé a eles também. Então chamou Orie juntos transmitiram axé aos Orixás do panteão yoruba.
Orixá Oya (Iansã) ficou com os raios e ventanias, a Xangô ficou o domínio dos raios e ventos, a Oxum a fertilidade, as águas, a riqueza, a Ogun o domínio das guerras, da caça, dos metais e dos caminhos, a Ossain/Osãe o domínio das matas, das ervas, folhas e curas medicinais, etc, (sem folha, não há orixá)...
A partir dai nós podemos entender que cada ser humano possui seu Ori (cabeça)e, e o homem foi criado por Olorun (Deus), o Ori (cabeça) é o único ser individual de cada um, é como uma impressão digital, não existe igual, é sua própria identidade. Pois o Ori é o único orixá que acompanha o homem desde que ele nasce até sua morte.





Comentários